Fotos FF

Exposição de fotografias intitulada: CERRADO EM FOCO: NATUREZA ENCANTADORA

Local: Térreo da Faculdade de Farmácia da UFG

15 de julho a 16 de setembro de 2022

Esta exposição  está  inserida no nosso projeto de extensão cadastrado na Proec. Este projeto visa incentivar a preservação do bioma Cerrado por meio da arte.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e tem sofrido um processo de degradação constante devido à ação antrópica, com destaque para o crescimento dos centros urbanos, expansão agropecuária e queimadas. Com isso observa-se a destruição de suas fauna e flora, junto com a degradação de nascentes de importantes rios de diversas bacias hidrográficas brasileiras. Aliada a isso, a imagem que se tem do Cerrado é distorcida, levando-se a crer que se trata de uma região com parcos recursos naturais, sem beleza ou importância, não refletindo na sua real composição.

Para tentar mudar essa visão distorcida é necessário um olhar sensível e crítico. Desta forma, este trabalho consiste em uma exposição de fotografias de imagens do Cerrado da professora e pesquisadora da Universidade Federal de Goiás, Profa. Dra. Tatiana de Sousa Fiuza e do Mestre Roberto Campos Portela.  A exposição tem como objetivo revelar à sociedade que o Cerrado é muito mais que simplesmente um ambiente de árvores retorcidas e castigadas pelo fogo e visa despertar o público para a real necessidade de preservação desse Bioma. Além disso, nas fotografias constam os nomes científicos e populares das plantas retratadas, trabalho realizado pelo Prof. Dr. Heleno Dias Ferreira, taxonomista, professor do ICB/UFG, contribuindo para o conhecimento e identificação dessas espécies, muitas delas medicinais, para alunos e profissionais das áreas Biológicas e da Saúde. O projeto está sob coordenação do Prof. Dr. Pierre Alexandre dos Santos.

Texto.Fôlder divulgação_15072

Fotos FF