Fachada Farm. Univ. e Popular

NOVA UNIDADE DA FARMÁCIA POPULAR FOI INAUGURADA NA FACULDADE DE FARMÁCIA

Por meio do convênio assinado entre UFG, Prefeitura de Goiânia e Ministério da Saúde, via Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 1º de julho, uma nova unidade da Farmácia Popular do Brasil. A unidade funcionará na unidade II da Faculdade de Farmácia (FF) da UFG, ao lado da Farmácia Universitária, que passou por uma reestruturação e foi reinaugurada na ocasião.

O acesso ao medicamento é um direito assegurado ao cidadão brasileiro, principalmente aquela parcela mais carente da população, que tem agora onde recorrer para obter o seu medicamento e acesso à saúde”, enfatizou o reitor da UFG, Orlando Amaral durante a cerimônia, parabenizando os resultados da parceria.

Descerramento da placa de inauguração da Farmácia Popular

Criado pelo Ministério da Saúde, integrando a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, o Programa Farmácia Popular do Brasil completa em 2014 dez anos e teve como cenário para a implantação das primeiras unidades as capitais Goiânia, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente existem 545 Farmácias Populares em todo o Brasil, estruturadas com o objetivo de melhorar o acesso de medicamentos entre a população brasileira. Nesse intuito, o governo federal investiu, neste ano, 12 bilhões de reais em assistência farmacêutica no país.

Segundo o coordenador do Programa Farmácia Popular, Marco Aurélio Pereira, também presente na cerimônia representando o ministro da saúde, a quantidade de atendimentos prestados no ano passado, somente em Goiânia, também é prova da efetividade do programa: foram quase 77 mil pessoas atendidas. “Além do que propomos em ampliação de acesso com o programa Farmácia Popular, também estamos contribuindo em um processo de formação acadêmica na universidade, o que está completamente inserido na Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, destacou Marco Aurélio.

Para a diretora da FF Eula Barcelos, o convênio representa um sonho realizado. Desde 2005 a faculdade idealizava a implantação de uma unidade da Farmácia Popular dentro da UFG para oportunizar aos estudantes a experiência em um novo campo de estágio. “Sentimos que se agregássemos uma unidade da Farmácia Popular à Farmácia Universitária as ações seriam muito mais potencializadas e a população seria bastante beneficiada”, afirmou.

A nova unidade da Farmácia Popular na capital goiana é a 18ª a ser implantada no Estado de Goiás e já está em funcionamento. A iniciativa do convênio foi elogiada pelo secretário de Saúde, Fernando Machado: “A Farmácia Popular é importante campo na área de estágio, ensino e pesquisa tanto para a universidade quanto para a Secretaria de Saúde. Não é só um projeto de assistência farmacêutica, mas também um projeto acadêmico muito importante”.

Fachada Farm. Univ. e Popular

Durante a inauguração também estiveram presentes o diretor vice-presidente da Indústria Química do Estado de Goiás, Olier Alves Vieira, como representante do governador do estado, e a coordenadora da Farmácia Universitária, Núsia Luisa Barbosa, além de representantes de entidades da área de saúde, pró-reitores, professores e servidores técnico-administrativos da UFG.

Nova Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária é um projeto de extensão da FF que completa 30 anos em 2014.Concebido pelos professores Radif Domingos e Rui Hiroshi Yamada, o espaço, antes apelidado de farmacinha, passou por uma ampliação ao longo dos anos e passou a ser denominado Farmácia Escola. A unidade foi reestruturada no ano passado, cedendo parte de seu espaço para a implantação da Farmácia Popular, e agora foi reinaugurada com novo nome: Farmácia Universitária.

Focada na produção de medicamentos manipulados alopáticos, fitoterápicos e homeopáticos e cosméticos, vendidos a preço de custo, a Farmácia Universitária é composta por uma equipe de três professores, sete farmacêuticos, além de estagiários do curso de Farmácia da UFG. A unidade é um campo de prática para os estudantes, com o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Professores e farmacêuticos orientam e supervisionam os alunos, que têm a oportunidade de atuarem nas áreas de atendimento, manipulação e controle de qualidade.

Fachada Farm. Universitária

Fachada Farm. Popular