FF_UFG
Descarte Consciente de Medicamentos

Descarte Consciente de Medicamentos

No Brasil, estima-se que cerca de 10 a 28 mil toneladas de medicamentos (aproximadamente 20% de toda produção farmacêutica) sejam descartadas anualmente pelos consumidores no esgoto ou lixo comum. Como consequência, sérios impactos ao meio ambiente e saúde humana são esperados.

Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Toxicologia - LATox, da Faculdade de Farmácia - UFG, realizou as seguintes ações, em junho e outubro de 2018, visando promover o Descarte Consciente de Medicamentos:

  • Promoção da conscientização sobre o tema nas redes sociais da LATox;
  • Distribuição de sete caixas personalizadas em lugares estratégicos da UFG (Regional Goiânia) para recolhimento de medicamentos em desuso ou vencidos: Faculdade de Farmácia (FF), Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA), Faculdade de Enfermagem (FEN), Faculdade de Nutrição (FANUT), Farmácia Universitária (FU), Rádio Universitária UFG, e Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ);
  • Realização de atividades de conscientização por meio de palestras na Universidade e em dois parques municipais;
  • Participação da LATox, juntamente com a Incubadora Social da UFG, no “Dia C de Ciência”, realizado no 15º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONPEEX) da UFG (15 a 17 de outubro de 2018);
  • Recolhimento de medicamentos vencidos e/ou em desuso da comunidade interna e externa à UFG para destinação final correta.

Latox1

Os ganhos com essas ações sociais culminaram no recolhimento de cerca de 500 tipos de medicamentos (20 kg de medicamentos) que poderiam ter sido dispensados inadequadamente no meio ambiente. Todo material recolhido receberá destino final ambientalmente correto. Também foram recolhidos cerca de 6 kg de materiais recicláveis (bulas e embalagens de papel que não tiveram contato direto com medicamentos). Além do mais, a LATox introduziu a importância do descarte consciente de medicamentos em diferentes públicos, incluindo estudantes e servidores da UFG e a comunidade local de Goiânia.

Latox2

A LATox também foi convidada para uma reunião para tratar do assunto e apresentar suas experiências com as Ações de Descarte Consciente de Medicamentos na Câmara Municipal de Goiânia com o vereador Gustavo Cruvinel e assessor parlamentar Taynan Alexandre Camilo. Essa troca de experiências contribuiu para a apresentação, nessa terça-feira (27/11/18), de um projeto de lei em prol do meio ambiente e saúde humana. O projeto, apresentado por Gustavo Cruvinel, visa viabilizar a instalação de dispensadores de medicamentos em desuso ou vencidos em farmácias, drogarias e estabelecimentos que comercializam medicamentos em Goiânia.

 

Para mais detalhes sobre o projeto de lei, favor acessar:

https://www.instagram.com/p/Bqr1NxSFRzc/

https://www.instagram.com/p/Bquk1U3FnND/?utm_source=ig_share_sheet&igshid=wa0hmaa42u5l

http://www.goiania.go.leg.br/sala-de-imprensa/noticias/projeto-obriga-farmacia-instalar-dispensador-para-receber-medicamentos-vencidos

https://www.ufg.br/n/112091-liga-de-toxicologia-contribui-para-projeto-de-lei

 

 Logan latox

Siga a LATox nas redes sociais!

Facebook: https://www.facebook.com/latoxufg

Instagram: https://www.instagram.com/latoxufg